top of page

Vale tudo é o que prevalece. Caráter não tem preço Redação 11 de abril, 2025 - Notícia Livre

  • Foto do escritor: Alderico Sena Sena
    Alderico Sena Sena
  • 16 de abr.
  • 4 min de leitura

Colunista Destaque – Alderico Sena


A quem interessa a educação deseducada em casa e na escola? O Mestre educador Darcy Ribeiro alertou em 1982: “A crise da educação no Brasil nãoé uma crise; é um projeto”.


Até o final dos anos 80 inícios dos anos 90, o currículo escolar brasileiro possuía três matérias a mais: Educação Moral e Cívica, OSPB – Organização Social e Política Brasileira, e Estudos dos Problemas Brasileiros, onde os alunos transmitiam e discutiam princípios de cidadania, civilidade, respeito mútuo, direitos e deveres e outros conceitos benéficos a qualquer regime político, inclusive nasciam líderes estudantis, políticos e nos segmentos sociais.


Defendo a reforma do ensino com a participação da sociedade civil organizada para resgatar a qualidade da educação. Na Composição do Cazuza diz tudo! “Brasil. Mostra a tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil!” Os desmandos contra a sociedade e o país ocorrem porque: “O Brasil não tem povo, apenas público.


Povo luta por seus direitos, público só assiste de camarote “Lima Barreto. A omissão, falta de fiscalização e acompanhamento do eleitorado e de associados nas entidades associativas são exemplos claros, inclusive da prática da corrupção e da impunidade.


A inversão de valores, hipocrisia, ambição, poder e capital, levaram o homem ao extremo. Quando seres humanos destroem o meio ambiente que alimenta e cura de doenças todos seres, imagine a que ponto chegou à irracionalidade do homem.


Só que a natureza é sábia. Sábia, abundante e paciente. Mas paciência tem limite, e o homem está sem limite. Às vezes, nesse confronto, o homem destrói a natureza e extrapola seus poderes e ela se cala. Noutras, se volta, numa auto defesa. A natureza apenas está querendo de volta a preservação do meio ambiente que o homem está lhe retirando ambição, poder e capital.


A sociedade vive de mentiras, fake News, inverdades, individualismo, corrupção, violência, impunidade, dentre outras inversões de valores em vez de defender a verdade e o que é certo e se queixa do Brasil. Quem cria e descria qualquer coisa é o ser humano.

 

A sociedade precisa avaliar o que é hipocrisia, visando não repassar péssimos exemplos educacionais e culturais às futuras gerações. A pessoa hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.


A maior violência que existe é a indiferença pelos outros se passaram três anos da Pandemia da (Covid 19) e mesmo assim o ser humano não aprendeu que todos são iguais perante a Lei de DEUS. “Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar” Ayrton Senna.


Resgatar Pilares do amor, respeito, caráter, lealdade, honestidade, ética, solidariedade, profissionalismo, competência e compromisso nas pessoas com as causas coletivas e o crescimento do país são essenciais para reduzir a desigualdade social, fome, miséria e violência. É preciso ser para ter.


A honestidade é uma virtude, mas é uma virtude difícil de praticar. Para a maioria, é muito mais fácil mentir e concordar para não desagradar do que dizer a verdade. O que é honestidade? Honestidade é a característica da conduta moral com o envolvimento de todas as virtudes humanas positivas para comunicar a realidade da verdade da maneira mais autêntica para construir confiança, melhorar a clareza e criar fortes conexões entre si.


A honestidade é importante na vida, porque evita erros de comunicação e mal-entendidos.


A honestidade gera confiança. A confiança é a base de qualquer relacionamento e, por sua vez, ajuda a reduzir o conflito. Para ser confiável, primeiro você precisa ser honesto consigo mesmo. Isso significa estar disposto a admitir quando você está errado, pedir desculpas e aceitar a responsabilidade por suas ações.


O mundo está cheio de pessoas desonestas e hipócritas, mesmo que afirmem que são absolutamente honestas em sua essência. Dito isto, é uma questão de autorreflexão, autoconsciência e autoimagem, ou seja, é preciso perceber quem ele é e quem ele não é.


Qualquer homem de princípios e valores se esforça para ser honesto. A honestidade é a virtude das grandes almas. Nem todo mundo o possui completamente. Somente uma mente pura e bela pode ter o poder de levar a verdade em si mesma e tem a coragem de enfrentar suas consequências quando ela é proferida ou aplicada. Esta é a razão, em geral, a maioria das pessoas muda suas palavras e age de acordo com seu favor, apenas com o objetivo de ser beneficiado pela situação, em vez de apoiar o que é objetivamente certo ou verdadeiro.

Nesse mundo moderno, vale tudo é o que prevalece. Caráter não tem preço.


A educação e os ensinamentos dos pais aos filhos até os anos 80 tinha essência de Princípios e Valores do Ser Humano e a qual a educação e o Brasil que queremos para as futuras gerações. Leitor, analise essa frase do Mestre Rui Barbosa: “Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles”. Eleitorado, exercer a cidadania e saber usar o Título Eleitoral em outubro de 2026 é a única ARMA de transformação, porque é na área do governo que se decidem os destinos do país, as condições de vida da população e um Brasil melhor para os filhos dos nossos filhos. A hora é de ação e não de omissão. Querer é poder! Seja a mudança!

 

Alderico Sena – Especialista em Gestão de Pessoas – @aldericosena.com

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page